Banda de Guaratuba completa 41 anos na volta do maior Carnaval do Paraná

Guaratuba reúne mais de 1 milhão de pessoas durante os dias de carnaval, considerado um dos maiores e melhores eventos do sul do país. Com trios elétricos e a tradicional Banda de Guaratuba, os foliões lotam a Avenida 29 de Abril vestidos com o abadá da Banda ou com fantasias em blocos profissionais, familiares e de amigos.

Esse ano a programação do carnaval inicia na sexta-feira (17/02) com o Grito de Carnaval no centro com a participação especial da Escola de Samba Unidos de Guaratuba e do Bloco da Família Sapo, que por ter ultrapassado o número máximo de foliões esse ano não entrará no concurso de blocos.

A Escola de Samba Unidos de Guaratuba, criada em 1970, na vila de pescadores Caieiras, agita as ruas durante seus ensaios ao longo da temporada e desfila na semana do carnaval puxando os foliões que os seguem. Os blocos de rua a cada ano se profissionalizam mais com alas de fantasias, baterias e coreografias disputando o título de melhor bloco e buscando voltar à avenida na segunda-feira, no “desfile do campeão”.

As crianças não ficam de fora do carnaval de Guaratuba, na segunda-feira à tarde a Bandinha de Guaratuba com um trio elétrico exclusivo faz a diversão dos pequenos, com direito à concurso de fantasias, música, confete e muita alegria. A Bandinha esse ano acontecerá no espaço da roda-gigante (Passeio do Pôr do Sol, próximo à Praça dos Namorados).

Banda de Guaratuba completa 41 anos

“Começa na Ponta Grossa, termina ali na Praça” esse é o início da marchinha mais ouvida do Carnaval de Guaratuba. A Banda vem na 2ª feira de carnaval, animando a avenida com seu “hino”, marchinhas clássicas e músicas atuais. O dia da Banda de Guaratuba é o que mais lota a avenida de foliões.

A Banda de Guaratuba surgiu há 41 anos (1982) e, a partir de 1988, passou a ser realizada pela Prefeitura de Guaratuba, que ampliou a festa para mais noites e inclusão de bandas.

No começo, um pequeno grupo de foliões saiu sobre um jipe pela Avenida Ponta Grossa em direção à praia e depois, pela Avenida 29 de Abril até a praça da Igreja Matriz tocando tambor e pistão. O grupo era formado por Renato Trombini, Nelson Justus, Gil Justus, Fernando Lamarão, Arthur Leme Neto, Tobias de Macedo Filho, Rosaldo Malucelli, João Cândido Cunha Pereira e outros foliões. Logo ao chegar na avenida, mais de 200 pessoas pulavam em volta do jipe, cantando e dançando músicas de carnaval.

Programação:

  • SEXTA-FEIRA – 17/02

12h às 18h – Grito de Carnaval – Trio Elétrico na Praia Central.
Banda tocando Marchinhas de Carnaval
19h às 1h – Grito de Carnaval – Praça dos Namorados (Passeio do Pôr do Sol)
Com participações especiais

  • SÁBADO – 18/02

Barra do Saí

20h30 – Bloco do Caranguejo

Avenida 29 de Abril

20h30 – Afoxé

21h – Concurso de Blocos (Desfile)

22h30 às 2h – Trios Elétricos

  • DOMINGO – 19/02

Balneário Coroados

19h às 23h – Carnaval no Coroados

Avenida 29 de Abril

21h – Desfile de Blocos

22h30 às 2h – Trios Elétricos

  • SEGUNDA-FEIRA – 20/02

Praça dos Namorados (Passeio do Pôr do Sol)

15h às 18h – Bandinha de Guaratuba
23h às 2h – Banda de Guaratuba
21h – Premiação dos Blocos – Desfile do Campeão
22h30 – Escola de Samba Unidos de Guaratuba
23h às 2h – Banda de Guaratuba

Via
g1 - Paraná

Redação Litorânea

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor. O Grupo Litorânea de Comunicação tem o compromisso de levar a informação através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo