Receita Federal liberou a consulta do lote residual do imposto de renda pessoa física

Na manhã desta terça-feira, 24 de janeiro de 2023, a Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil, órgão subordinado ao Ministério da Economia, informou que o lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física do mês de janeiro de 2023 já está disponível para consulta.

De acordo com as informações divulgadas pela Receita Federal, no Estado do Paraná são 7.773 pessoas contempladas, destas, 3.208 só em Curitiba; o crédito bancário para os contribuintes paranaenses, de quase R$ 17 milhões, será realizado no dia 31 de janeiro.

Para conferir a disponibilidade da restituição, acesse o site (www.gov.br/receitafederal) e clique em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar Restituição”; além do site, a Receita disponibiliza aplicativo para consulta diretamente nas bases de informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

De acordo com informações, o pagamento é feito pela conta informada na Declaração de Imposto de Renda, de forma direta ou através de PIX; é importante salientar que, se o crédito não for realizado, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Dessa forma, é possível reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Ainda de acordo com as informações divulgadas, se o contribuinte não resgatar o valor disponibilizado da sua restituição do imposto de renda pessoa física, no prazo de 1 ano, deverá requerê-lo através do Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal do Brasil.

Redação Litorânea

É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações, por qualquer meio, sem prévia autorização do autor. O Grupo Litorânea de Comunicação tem o compromisso de levar a informação através de noticias da nossa região com agilidade e fidelidade aos fatos.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo